Petista dimensiona o tamanho do débito: gigante com a população adulta e infinito com as crianças e jovens
Por Aristides Barros
Professora Lucelia e os companheiros petistas Maurício de Souza (ao centro) e Brito Coelho
A Plenária do Partido dos Trabalhadores de Bertioga realizada na manhã de domingo (3) na Câmara Municipal de Bertioga, reuniu além de militantes e simpatizantes, dois ex-vereadores do partido na cidade e alguns membros da Executiva Estadual do PT de São Paulo, totalizando umas 30 pessoas.
O encontro aconteceu no sentido de reestruturar a sigla partidária já com vistas à disputa nas eleições municipais de 2024, marcar território no campo político da cidade, estabelecer alianças com outros partidos, entre eles PV, PCdoB e demais partidos da ala progressista.
A ideia de aumentar o número de filiados por meio de núcleos populares petistas, que deverão ser formados em todas as localidades de Bertioga, também pautou o encontro.
Das 9:00 às 12:00 horas o plenário da Câmara foi palco de exposição de vários temas referentes ao partido e também os problemas que afetam a população da cidade nas áreas de saúde, habitação, educação, cultura, e outros.
A educadora e atual presidente do PT de Bertioga, Lucelia Terezinha Avelino. a Professora Lucelia, disse de forma incisiva sobre a precariedade verificada em todos esses setores de importância fundamental à população.
O que, de acordo com ela, decorre da ausência de planejamento da atual administração que não tem políticas públicas reais voltadas à melhoria dos bertioguenses que necessitam de atendimento digno.
A dirigente partidária justificou sua crítica expondo que Bertioga tem a terceira maior arrecadação da região.
“As dificuldades sentidas pela nossa população nessas áreas seria justificável se a cidade fosse pobre. Mas, Bertioga é rica e com potencial muito forte para atender bem os bertioguenses”, falou.
E continuou. “No entanto, sem planejamento real de políticas públicas condizentes com as necessidades do povo, ele fica sem nenhuma assistência. É preciso acontecer as políticas, é preciso elas serem realizadas”, destacou.
Para a petista, a ausência destes trabalhos no município, faz com que Bertioga tenha uma dívida gigantesca com a população e uma dívida infinita com as crianças e os jovens.
E bateu. Os administradores públicos que não se ocuparam, e não se ocupam, de fazer com que os bertioguenses fossem, e sejam tratados, dentro de condições humanas aceitáveis e menos sofríveis são os culpados dessas dívidas”.
Professora Lucelia foi candidata a prefeita pelo PT nas Eleições de 2018, tendo ficado na terceira colocação. Hoje, segundo apontamentos, o seu nome é o mais forte expoente para disputar o mesmo cargo nas eleições municipais de 2024.
Ela é psicóloga e como educadora lecionava Filosofia na rede estadual de ensino. Atualmente a Professora Lucelia trabalha como diretora de escola, na mesma rede.
COM A PALAVRA: OS COMPANHEIROS DE LUTA
O ex-vereador Renatinho fala e gesticula sendo acompanhado pelos companheiros
Os ex-vereadores petistas Maurício de Souza (2004/2008) e Renato Faustino, o Renatinho, (2008/2012), participaram do encontro partidário.
Ambos falaram de suas contribuições ao município no curso de seus respectivos mandatos e também fora da atividade parlamentar como simples cidadãos.
Maurício de Souza é servidor público municipal concursado da Prefeitura de Bertioga e Renatinho atua na sua atividade, ele é advogado. Destaca-se a participação do ex-vereador Brito Coelho (PT de São Vicente)
Já quase no final da plenária petista, o Mc Paulo Matos abriu espaço para que quem quisesse se manifestar acerca do encontro pudesse fazer o uso da palavra.
As ativistas Vilene Lacerda e Fernanda Albuquerque, e o ativista William Vasconcelos falaram quando chegou o momento dos participantes fazerem as suas considerações.
Vilene trouxe aos presentes um poema de sua autoria abordando o racismo. Fernanda enalteceu a participação das mulheres progressistas na política.
William denunciou o desmantelamento da Cultura em Bertioga, que segundo ele, começou a ruir quando foi dissolvido o Conselho Municipal de Cultura.
O evento político teve as “participações” dos deputados petistas Nilto Tatto (federal) e Luiz Fernando (estadual). Ambos enviaram vídeos, apresentados em um telão, onde saudaram os companheiros de partido e a realização do evento.
O presidente da Câmara de Bertioga, Antonio Carlos Ticianelli (PSDB) também fez uma breve passagem pela plenária, num aceno amistoso ao encontro petista.
Um momento de intensa emoção ocorreu quando foi apresentado, também no telão, o discurso histórico do líder petista Luiz Inácio Lula da Silva, em que o atual presidente da República falou que todo o curso de sua vida e sua trajetória de lutas virou uma ideia.
Ao final do evento os participantes aproveitaram para a tradicional foto
Comments