Sem um bom GPS, a administração não “localizou” o bairro nesses quase oito anos de dois mandatos seguidos, que já estão finalizando
Texto e fotos: Aristides Barros
Matheus Rodrigues (esq) e Andrea da Saúde andam pelo bairro esquecido pela admistração
A Coligação Por uma Bertioga Mais Humana, do candidato a prefeito Matheus Rodrigues (Republicanos) e a vice, Andrea da Saúde (PP), entrou na Chácara Vista a Linda adentro e viu o tamanho do descaso do atual governo com os moradores da localidade.
O estado do bairro passa do sofrível e sua população convive sem o básico do básico: falta rede de água e esgoto, energia elétrica segura, as ruas estão sem condições de trânsito - até para pedestres -, poeira na estiagem e barro e enchentes nos dias de chuva intensa. Em dias de sol forte, o calor produz cheiro insuportável exalado das dezenas de valas que margeiam as ruas.
A população do bairro, em sua maioria formada de ocupações irregulares, vive como se fosse um povo degredado pela administração de Bertioga, sem direito algum e condenado a todo tipo de malefícios de quem pode, e não fez, nada para tirá-las das condições subumanas encontradas.
Valter Kazuo conversa com Matheus Rorigues antes de iniciar a caminhada pelo bairro
Resumindo dramaticamente a situação do bairro que não recebeu a maquiagem da administração municipal, a Chácara Vista Linda espelha a imagem de outras localidades da periferia de Bertioga: abandono generalizado.
Dentro desse quadro administrativo caótico, os candidatos da coligação se apresentaram ao bairro em conversas rápidas e cumprimentos breves aos moradores, sem delongas e sem promessas.
Isso porque a própria Chácara Vista Linda promete ser mais radical em suas cobranças de melhorias ao novo governo que assumir, em 2025. “Porque esse atual ficou esses anos todos sem mexer no bairro. E as condições na Vista Linda pioram mais a cada dia que passa”, desabafou Valter Kazuo, que recepcionou e foi um dos anfitriões de Matheus e Andrea da Saúde no bairro.
O desabafo decorre do fato de que ele mora na localidade há quase 30 anos. Cansado do “promete e esquece”, Valter Kazuo lançou sua candidatura a vereador e, em um possível mandato, irá tentar tirar a comunidade da zona de martírio. A classificação define a situação do bairro, cuja falta de infraestrutura mostra o pior da prefeitura em sua falta de assistência aos bairros da periferia.
As ruas da localidade ilustram os oito anos da atual administração da cidade
O candidato a prefeito Matheus Rodrigues e sua vice Andrea da Saúde andaram por toda a extensão do bairro. Ele, ela e os candidatos a vereador e a vereadora da Coligação Por uma Bertioga Mais Humana têm a noção do tamanho da responsabilidade deixada para assumirem e trabalharem, nos próximos quatro anos, numa possível vitória nas eleições.
Têm de fazer tudo e um pouco mais que o atual governo que vai se encerrando não fez nesses quase oito anos, cujos dois mandatos consecutivos foram seguidos de inação periférica.
Para quem sonha com uma moradia digna a força da fé ajuda a suportar a dura realidade
Comentarios